Em se tratando de construção, reforma e pintura, dúvidas sempre aparecem e para a sua comodidade, o Clube das Tintas sempre traz as respostas, baseando-se no conhecimento e experiência dos melhores profissionais do setor, nossos “Doutores em Tintas”.
Hoje falaremos sobre uma questão que intriga muita gente: Selador ou fundo preparador de paredes? Afinal, quando devemos usar um ou outro produto?
Além de te contar um pouco mais sobre cada uma das opções e te mostrar qual a mais adequada, de acordo com cada caso, traremos muitas dicas importantes para que sua parede fique com o melhor acabamento e receba uma pintura com alto nível de qualidade.
Preparados (as)? Então nos acompanhe a seguir e esclareça aquelas questões que você certamente carregava na mente, mas não sabia como responder!
Até mesmo algumas pessoas que trabalham profissionalmente no segmento de construção e reforma têm suas dúvidas em relação aos dois produtos. É comum ouvirmos no meio de que “é tudo igual”. Será mesmo?
Fato é que na verdade, há sim diferença, e a diferença básica entre fundo preparador de paredes e selador está na finalidade de uso de cada produto.
Vamos a seguir, falar sobre cada um destes produtos, acompanhe.
O selador pode ser do tipo comum ou acrílico. É encontrado em galões e via de regra, marca presença naquilo que chamamos de “ritual de preparação “de uma parede, nos procedimentos prévios à pintura de imóveis em geral.
Mas, no que o selador pode contribuir em uma pintura? Certamente o fator economia de tinta é uma das principais atribuições deste produto. Uma parede recém rebocada, a qual chamamos de nova, tem a tendência de sugar muito mais tinta.
Além disso, é comum que tais paredes, apesar de novas, possuam algumas imperfeições. O mérito do uso do selador em situações assim é o de uniformizar a parede, evitando que a parede “chupe” mais tinta do que seria necessário, e também de evitar manchas na pintura e má fixação da tinta, por exemplo.
Ao utilizar o selador, lembre-se que para obter o melhor resultado na pintura da parede, deve-se aplicar pro volta de duas demãos do selador antes de pintar. Desta forma, todo o procedimento de pintura terá maior economia.
Ele pode (e deve) ser aplicado tanto em paredes novas (sempre respeitando o tempo de “cura” da mesma – cerca de 28 dias), quanto em paredes velhas, internas ou externas.
O produto obtém ótimos resultados em materiais como:
Em reboco fraco ou esfarelado, o selador é um ótimo aliado. Para sua aplicação, utilize ferramentas como pincel ou trincha, rolo de lã e até mesmo um compressor. Ele é, portanto, uma ótima opção para preenchimento dos poros da superfície da parede e confere a uniformidade ao finalizamos a pintura.
Quanto ao fundo preparador, ele costuma ser aplicado para aumentar a coesão de superfícies, uma carência de paredes com reboco mais fraco ou em reboco novo que ainda não passou pelo processo de 28 dias de cura, por exemplo.
Se trata de um material liquido, que pode ser tanto de base acrílica quanto de base de esmalte.
De maneira sucinta, temos neste produto uma solução para problemas das superfícies de alvenaria em geral.
Além disso, ele protege e conserva a pintura das paredes com estética apurada, deixando-a nova por um tempo maior.
Ele é ideal para ser aplicado em paredes:
Um dos seus benefícios é formar uma espécie de escudo contra a alcalinidade, e ele também contribui com a economia de demãos de tinta, por exemplo.
Pode ser aplicado com o uso de ferramentas como pincel de cerdas macias e rolo de lã de pelo baixo.
Tem ótima aderência, porém, implica em cuidados na aplicação em casos específicos, como veremos a seguir:
Outra dica é atentar-se ao seu acabamento fina
l. Por exemplo, se ele apresentar algum brilho na superfície depois que secar, deve-se diluir mais o produto.
Podemos concluir que é possível usar tanto um quanto outro, levando em conta para a escolha, o tempo de cura do reboco da parede. Se for novo e ainda não tiver passado o tempo médio de cura (28 dias), a melhor opção, caso não queira esperar, é utilizar o fundo preparador.
No entanto, respeitado o tempo de maturação do reboco, o selador é uma ótima opção. Cabe a cada um identificar suas necessidades, tempo e predileção, ok?